Para facilitar os utilizadores: M-Pesa, mKesh e e-Mola interligados entre si

simomolaAs três instituições de moeda electrónica em Moçambique, nomeadamente, M-Pesa, o mKesh e o e-Mola estão interligados desde o dia 1 de Julho de 2022, através da SIMOrede, o que permite que os clientes destas três instituições de moeda electrónica transferir e receber dinheiro entre si de forma cómoda e segura.

Um comunicado do Banco de Moçambique refere que a realização de pagamentos através de meios electrónicos estava condicionada pela falta desta interligação. Na prática, isso significava que os clientes de uma destas instituições não podiam enviar dinheiro para números de outros operadores, nem receber, o que reduzia a utilização dos meios electrónicos de pagamentos e afectava grandemente o acesso a serviços financeiros e o seu uso pela maioria da população moçambicana.

Como resultado da expansão da rede de telefonia móvel, criou-se a oportunidade para o alargamento do acesso e uso dos serviços financeiros fornecidos pelas instituições de moeda electrónica em Moçambique. Este passo importante, a interligação das operações do M-Pesa, mKesh e e-Mola, assinala uma etapa marcante que impulsionará a expansão dos serviços financeiros.

Com esta realização, o Banco de Moçambique assegura que está alcançado uma das principais metas da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira 2016-2022, que certamente dará um inegável contributo para a dinamização dos pagamentos electrónicos no País.