Campanha de valorização da moeda nacional: Banco de Moçambique inaugura Praça do Metical

bmlichinga.jpgPara valorizar a moeda nacional o Metical e reforçar a beleza da Cidade de Lichinga num gesto de responsabilidade social, o Governador do Banco de Moçambique (GBM), Rogério Zandamela e o Presidente do Conselho Autárquico de Lichinga, Luís Jumo, procederam, no dia 4 de Maio de 2022, a inauguração da Praça do Metical naquela autarquia.

Segundo uma nota de imprensa do BM, a construção desta praça enquadra-se num conjunto de iniciativas que o Banco de Moçambique tem vindo a desenvolver, por forma a contribuir para a valorização do Metical, símbolo da conquista dos moçambicanos, história e identidade nacional que se pretende que seja cada vez mais valorizado e conservado.

O local onde foi erguida a Praça do Metical era um jardim infantil, facto que sensibilizou o banco a incluir espaços de lazer para a pequenada.

Para o BM, com o projecto das Praças do Metical espera-se que traga resultados positivos no domínio da literacia financeira, uma das grandes apostas do Banco Central, particularmente no domínio da sua responsabilidade social sendo que os munícipes da cidade de Lichinga têm a responsabilidade de conservação e preservação deste valioso património local.

Trata-se dum presente às crianças da Cidade de Lichinga para a sua recreação, segundo o edil da Cidade, Luís Jumo, pelo que endereçou palavras de gratidão ao Banco Central pelo seu contributo, através desta iniciativa, no resgate da beleza da cidade de Lichinga.

Trata-se da quarta Praça do Metical a ser erguida pelo BM, depois de Inhambane, Chimoio e Beira, num projecto que irá abranger todas cidades capitais do país.

Contacto

Rua da Imprensa 265
Prédio 33 Andares
4º Andar, Porta 415
Maputo - Moçambique
Tel: (+258) 21 310818
Email: amb@amb.co.mz