Reunida em Assembleia Geral Ordinária: AMB aprova relatório de actividades e contas de 2021, Plano e Orçamento para 2022 e faz voto de louvor pelo seu desempenho da Direcção

agamb2022.jpgReunida, virtualmente, em Assembleia Geral Ordinária no dia 23 de Março do ano em curso, a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) apreciou e deliberou, positivamente, o relatório de actividades, balanço e contas da Direcção, relativos ao exercício de 2021, assim como apreciou e aprovou a proposta de orçamento de investimento e de funcionamento para o ano de 2022.

Durante Assembleia o Dr. Teotónio Comiche, Presidente em exercício fez uma resenha da evolução dos principais indicadores macroeconómicos nacionais e internacionais em dois mil e vinte 21 e perspectivas globais para dois mil e vinte e dois.

Referindo-se às actividades mais relevantes da Associação, realizadas no ano de dois mil e vinte um, o Presidente da Direcção destacou os trabalhos realizados com o Banco de Moçambique e com outras entidades nacionais e estrangeiras com interesse no sistema financeiro moçambicano, assim como o memorando de entendimento celebrado com a Procuradoria Geral da Republica, o Serviço Nacional de Investigação Criminal, o Banco de Moçambique, o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, operadores de telecomunicações, instituições de crédito e sociedades financeiras para a denuncia de fraudes electronicas.

Em termos de perspectivas, a AMB irá continuar as actividades recorrentes como a publicação da Pesquisa Bancaria, aprofundamento de contactos com a SADC Banking Association, dinamização de Grupos de Trabalho, implantação de um web site mais interactivo, entre outras actividades. No concernente às actividades não recorrentes, a AMB irá dinamizar a relação dos pontos focais com a PGR e participação na implementação da plataforma de denuncias de fraudes electrónicas e acompanhamento da implementação do aplicativo da Euronet e projecto contactless numa prespectivo de contribuir melhor para o progresso técnico, económico e social da actividade bancária dos membros perante entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais e segurança do consumidor.

A Assembleia fez voto de louvor pelo desempenho da AMB no ano de 2022, sublinhando o seu contributo na prevenção contra a Covid-19, sobretudo para os seus colaboradores e seus familiares.