Prime Rate Setembro 2017

No quadro do acordo sobre o Indexante Único assinado no passado dia 17 de Maio de 2017, com a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) e todas as instituições de crédito que operam no mercado moçambicano, o Banco de Moçambique (BM) vem por este meio comunicar às Instituições de Crédito e público em geral que a Prime Rate que vigorará no mês de Agosto de 2017 foi apurada conforme a tabela abaixo :

 

Descrição Taxa
Taxa de juro de Politica Monetária (MIMO)  21.75%
Taxa média Ponderada das Operações do MMI 21.75%
Indexante Único 27.75%
Prémio de Custo 600 p.b 600 p.b
Prime Rate do Sistema Financeiro Moçambicano 27.75%

  *Operações do Mercado Monetário Interbancário para liquidação em 01 dia útil.

A Taxa de juro de Politica Monetária (MIMO) é taxa de intervenção do BM no Mercado Monetário Interbancário (MMI) ponderada pelo montante de intervenção, e é fixada pelo Comité de Politica Monetária (CPMO) do BM.

A Taxa Média Ponderada das Operações do MMI é a resultante das operações de cedência/absorção de liquidez em moeda nacional entre as Instituições de Crédito e com o Banco de Moçambique no MMI com garantia de títulos para liquidação em um (01) dia útil.  

O Indexante Único é a taxa média ponderada das operações efectuadas pelo BM no MMI à taxa MIMO e às taxas das operações repo/reverse repo, no período compreendido entre o dia 16 de cada mês e o dia 15 do mês seguinte para o prazo overnight.

O Prémio de Custo é a margem que reflecte o risco de mercado e é adicionada ao Indexante Único para constituir a Prime Rate do Sistema Financeiro, e é estabelecido pela AMB.

A Prime Rate do Sistema Financeiro Moçambicano é a taxa única de referência para operações de crédito de taxa de juro variável do sistema financeiro moçambicano, composta pela soma do Indexante Único e do Prémio de Custo. Esta aplica-se às operações de crédito contractualizadas (novas, renovações e renegociações) entre as Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, com os seus Clientes, acrescida de uma margem (spread), que será adicionada ou subtraída à Prime Rate, mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto.

 

Contacto

Rua da Imprensa 265
Prédio 33 Andares
4º Andar, Porta 415
Maputo - Moçambique
Tel: (+258) 21 310818
Email: ambancos@teledata.mz