AMB promove seminário sobre a metodologia das ASCA´s e a ligação financeira na área rural

ambformaao618Representantes de 9 bancos membros associados da Associação Moçambicana de Bancos (AMB), participaram, no dia 24 de Abril de 2018, num seminário sobre a metodologia das ASCAs (grupos informais de poupança e credito rotativo) e a ligação financeira das mesmas a serviços financeiros formais, organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Inclusão Financeira da AMB, em parceria com o programa de Desenvolvimento do Sector Financeiro da GIZ – Cooperação Alemã no Hotel Rovuma.

Durante a sessão da abertura, o coordenador do grupo de trabalho, Eng. Rogério Lam informou os participantes sobre as actividades do Grupo de Trabalho, incluindo as actividades dos grupos de trabalho do comité nacional de inclusão financeira do Banco de Moçambique, do qual fazem parte representantes do grupo de trabalho da AMB.

Foram convidados para o seminário, as ONGs ADEL Sofala, ADEM Manica e Kukula (Inhambane), que implementam a ligação financeira dos grupos ao sector financeiro formal em parceria com a GIZ – Cooperação Alemã. As mesmas apresentaram a metodologia das ASCAs de poupança e concessão de crédito aos seus membros, também como a abordagem das ONGs para ligar os grupos ao sector financeiro formal e os resultados desta ligação.

As Accumulating Saving and Credit Associations (ASCA´s) são grupos informais de dez a vinte cinco pessoas que poupam dinheiro juntos em reuniões regulares. Os membros podem levar pequenos empréstimos baseados nessas poupanças, que devem ser pagos com juro de 10% mensal. No final do ciclo (entre 9-12 meses) os juros ganhos nos empréstimos são distribuídos entre os membros dos grupos.

Os representantes dos bancos reconheceram o potencial para a expansão dos serviços financeiros aos grupos. Expressaram o interesse de participar em outros eventos ligados a esta temática com fim de entender melhor a realidade da população rural e poder desenvolver produtos que atendem as necessidades da mesma, aumentando assim a inclusão financeira.

Experiência de Inhambane

Para demostrar a metodologia das ASCAs (grupos informais de poupança e credito rotativo) e a ligação das mesmas ao sector financeiro formal naambformacao518 prática, representantes de membros Associados da AMB (Millenium Bim, BCI, Standard Bank, MozaBanco) e o banco Letshego, efectuaram uma visita de trabalho, nos dias 22 e 24 de Maio de 2018, à província de Inhambane, organizada pelo Grupo de Trabalho sobre Inclusão Financeira, Educação Financeira e protecção do consumidor da AMB, em parceria com a GIZ - Cooperação Alemã

Constou do programa de visita que se seguiu ao Seminário sobre a metodologia das ASCAs e a ligação financeira na área rural um Workshop da ONG Kukula, uma operadora de ASCAs que impelemta a ligação financeira das mesmas em Inhambane em parceria com a GIZ). O tema foi a metodologia das ASCAs, a abordagem da Kukula na ligação financeira dos grupos de poupança em Inhambane e os resultados da ligação financeira e desafios enfrentados.

Na ocasião, um painel constituído por representantes de agências bancárias locais que implementam a ligação financeira dos grupos e representantes da ONG Kukula, discutiu sobre oportunidades e desafios da ligação financeira das ASCAs.

Apos do workshop foi feito uma visita a duas ASCAs em Maxixe, onde os participantes tiveram a oportunidade de assistir uma sessão de poupança e credito e interagir com os membros dos grupos para entender melhor a suas necessidades e preocupações com os bancos formais.

Como resultado da visita, os participantes reconheceram a necessidade de discutir e revisar os requisitos necessários para abertura de conta (KYC) como crucial para aumentar a Inclusão Financeira.

Individualmente, os representantes dos bancos também ficaram interessados em desenvolver produtos dentro das suas respectivas instituições, tanto para os grupos de poupança também como seus membros individuais, entendendo melhor a necessidade dos mesmos e a oportunidade para as suas instituições. Ainda mais, expressaram a intenção de iniciar uma coordenação e cooperação com instituições que implementam a metodologia das ASCA’s.