FMI optimista ao desempenho da economia nacional

fmimoambiqueO representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Moçambique, Ari Aisen manifestou o seu optimismo em relação às perspectivas macroeconómicas de Moçambique.

Falando durante apresentação do Relatório sobre as Perspectivas Económicas da África Subsahariana e Moçambique, o representante do FMI disse que “as notícias são boas” destacando os esforços em curso sobre a pacificação efectiva do país, ambiente que propicia o desenvolvimento económico.Ari Aisen referiu que há melhorias no ambiente político-militar, um cenário que contraria alguns países da África Subsahariana em que as respectivas populações têm que se dispersar pelo território por causa de conflitos afectando, negativamente, a economia nacional.

Referiu, igualmente, a redução da inflacção num contexto em que se regista uma estabilidade no mercado cambial e aumento de reservas líquidas internacionais.

Todavia, segundo o FMI, persistem desafios tomando em conta que o crescimento económico continua relativamente baixo, o défice fiscal continua alto e a dívida pública permanece insustentável.

Para o efeito, é necessário prosseguir com o ajustamento fiscal o que pode ajudar o sector privado, que é o motor do crescimento económico do país, protegendo, ao mesmo tempo, os sectores mais vulneráveis da população. É também necessário que o país continue engajado nas negociações com os credores com vista à restauração da dívida pública com o objectivo de trazê-la para uma trajectória sustentável e, consequentemente, restaurar a estabilidade macroeconómica.

Ari Aisen acrescentou que são necessárias reformas estruturais para a melhoria do ambiente de negócios.

“O FMI continua a apoiar Moçambique através do diálogo e do aconselhamento de políticas económicas e de um vasto e robusto programa de assistência técnica. Há também uma colaboração ente o FMI e os bancos de Moçambique e da Noruega no quadro das operações de política monetária, supervisão bancária, sistema de pagamentos e em diversas áreas que incluem a administração tributária, estatísticas e contas nacionais que são importantes para fazer o diagnóstico correcto do desenvolvimento económico do país”, disse Ari Aisen.

Contacto

Rua da Imprensa 265
Prédio 33 Andares
4º Andar, Porta 415
Maputo - Moçambique
Tel: (+258) 21 310818
Email: ambancos@teledata.mz