Economia cresceu 3.2% no primeiro trimestre de 2018

carvao2Dados apresentados no dia 1 de Junho do ano de 2018, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam que o desempenho da economia nacional registou um crescimento de 3.2%, no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2017.

Os ramos da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal e pesca tiveram maior participação na economia com um peso no PIB de 23.5 por cento, seguido dos ramos dos transportes armazenagem e actividades auxiliares dos transportes, e informação e comunicações com uma contribuição conjunta de 12.0 por
cento.

Os sectores de comércio e serviços de reparação contribuíram com 11.5 por cento, seguido da indústria transformadora, com um peso de 9.2 por cento.

O ramo de aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas e educação, apresentam um peso de 6.8 por cento e 7.7 por cento respectivamente, enquanto os restantes ramos de actividade tiveram em conjunto um peso de 29.4 por cento.

O sector primário, que engloba a agricultura, pecuária, silvicultura, caça, exploração florestal, pesca e indústria extractiva, cresceu 4.7 por cento, com maior destaque para o ramo da indústria de extracção mineira com 9.0 por cento.

O INE também a destaca o sector terciário, que inclui o comércio e serviços, restauração e hotéis, transportes, informação e comunicação, com um crescimento de 4.1 por cento induzido pelo ramo da restauração, que registou um crescimento de cerca de 6.6 por cento.

O sector secundário, que engloba a indústria transformadora, electricidade e gaz, registou, igualmente, um crescimento de cerca de 1.7 por cento impulsionado pelo ramo da construção com uma variação positiva de 2.8 por cento.

Contacto

Rua da Imprensa 265
Prédio 33 Andares
4º Andar, Porta 415
Maputo - Moçambique
Tel: (+258) 21 310818
Email: ambancos@teledata.mz