FMI mantém previsão de crescimento do PIB em 5,3%

fmiO Fundo Monetário Internacional (FMI) mantém a previsão real do crescimento do roduto Interno Bruto (PIB) em 5,3%, para este ano de 2018, um contraste com a última revisão do Banco Mundial que cortara em baixa para 3,2%.

Este novo indicador do FMI está patente na página oficial (site) desta instituição financeira internacional, actualizada a 6 de Fevereiro de 2018. A taxa de inflação também mantém-se nos dois dígitos, cerca de 10,5%.

Sobre o escândalo das chamadas “dívidas ocultas”, contraídas no último mandato presidencial de Armando Guebuza, o FMI vê os últimos desenvolvimento da justiça moçambicana passos encorajadores para assegurar a responsabilidade.

No entanto, de forma mais geral, a instituição reitera a necessidade de se preencher as lacunas de informação no relatório de auditoria de Ematum Proindicus e MAM.

“O ponto aqui é que queremos a responsabilização pública dos autores, mas em termos de acusação, cabe ao promotor, não nos envolvemos no processo públicos”, sublinha.

De lembrar que a revisão em baixa da previsão de crescimento económico em Moçambique este ano para 3,2%, o que significa um corte de 2,9 pontos percentuais face às previsões de Junho, foram feitas pelo Banco Mundial a 10 de Janeiro deste 2018.

Na altura, esta instituição apontara os custos de servir a dívida continuarem insustentáveis em Moçambique, salientando a necessidade de o Governo manter os seus esforços de mobilização da receita interna e de racionalização da despesa pública.

Os peritos anteciparam que Moçambique tenha crescido 3,1% no ano passado, e que vá crescer 3,2% este ano e 3,4% nos dois anos seguintes, o que representa uma revisão em baixa de 1,7 pontos para 2017 e de 3,3 pontos percentuais para a previsão de crescimento para 2020.

O relatório faz várias referências a Moçambique, salientando a alta dívida pública e o fortalecimento do Metical devido ao aumento das exportações. Jornal Encontro, Ed. Nº 460, 07/02/2018

Contacto

Rua da Imprensa 265
Prédio 33 Andares
4º Andar, Porta 415
Maputo - Moçambique
Tel: (+258) 21 310818
Email: ambancos@teledata.mz