Segurança

Conceitos de segurança

A Segurança da Informação refere-se à protecção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplica-se tanto as informações corporativas quanto as pessoais.

Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição.

Podem ser estabelecidas métricas (com o uso ou não de ferramentas) para a definição do nível de segurança existente e, com isto, serem estabelecidas as bases para análise da melhoria ou piora da situação de segurança existente.

A segurança de uma determinada informação pode ser afectada por factores comportamentais e de uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente ou infra-estrutura que a cerca ou por pessoas mal-intencionadas que têm o objectivo de furtar, destruir ou modificar tal informação.

A tríade CIA (Confidentiality, Integrity and Availability) -- Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade -- representa as principais propriedades que, actualmente, orientam a análise, o planeamento e a implementação da segurança para um determinado grupo de informações que se deseja proteger.

Outras propriedades estão sendo apresentadas (legitimidade e autenticidade) na medida em que o uso de transações comerciais em todo o mundo, através de redes electrónicas (públicas ou privadas) se desenvolve.

Conceitos básicos:

Confidencialidade - propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação.

Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição).

Disponibilidade - propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.

O nível de segurança desejado, pode se consubstanciar em uma "política de segurança" que é seguida pela organização ou pessoa, para garantir que uma vez estabelecidos os princípios, aquele nível desejado seja perseguido e mantido.

Para a montagem desta política, deve-se levar em conta:

  • Riscos associados à falta de segurança;
  • Benefícios;
  • Custos de implementação dos mecanismos. Fonte: www.bci.co.mz (21/10/2014)

Sobre o Metical

O que foi feito para evitar contrafacções e falsificações das notas de Metical?

As notas do Metical têm elementos de segurança que tornam difícil a sua reprodução.

Quais são os dispositivos de segurança comuns a todas notas do Metical?

Os dispositivos de segurança comuns a todas as notas do Metical são:

  • Fio de Segurança:

    O fio de segurança é inserido verticalmente durante a produção do papel, apresentando-se encaixado neste. Quando observado à transparência na frente da nota é visível no fio de segurança os dizeres “BM” e o valor da denominação em positivo e negativo.
  • Marca de Água:

    A marca de água, formada durante o processo de fabrico do papel, é observável à transparência. Observando uma nota do Metical contra uma fonte de luz vê-se a imagem do Primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel. Este dispositivo está presente em todas as notas do Metical.

Quais são os dispositivos de segurança específicos à algumas notas do Metical?

Os dispositivos de segurança específicos de algumas notas do Metical são:

  • Selo Iridescente:

    É uma pequena camada brilhante constituída pelo logotipo do Banco de Moçambique. O selo iridescente encontra-se no canto inferior direito do verso das notas de 50 e de 100 Meticais.
  • Banda Iridescente:

    É uma faixa que brilha quando se inclina a nota sob uma luz forte e que permite ainda observar o logotipo do Banco de Moçambique e o valor da denominação. A banda iridescente está presente no verso das notas de 20 MT, 200 MT, 500 MT e 1000 MT.
  • Holograma:

    É um selo brilhante que permite observar o logotipo do Banco de Moçambique e o valor da denominação quando a nota é inclinada em diferentes ângulos. Este dispositivo está presente na parte frontal das notas de 200, 500 e 1000 Meticais.

Fonte:BM www.bancomoc.mz(04/10/2014)

Contacto

Rua da Imprensa 265
Prédio 33 Andares
4º Andar, Porta 415
Maputo - Moçambique
Tel: (+258) 21 310818
Email: ambancos@teledata.mz