Código de Conduta

A Associação Moçambicana de Bancos e os seus associados, reconhecendo a importância do estabelecimento e consolidação de um clima de confiança, nas relações quotidianas que se estabelecem entre os seus Membros e respectivos Clientes, preparou o presente Código de Conduta, inspirado na experiência da região.

Vivendo a Banca numa altura de desregulamentação, este projecto visa potenciar o volume de negócios, através da criação de um ambiente transparente, de confiança e sobretudo colocar à disposição dos clientes um instrumento que procura defender os seus interesses, promover o ambiente competitivo, com ganhos substanciais para todos os intervenientes no mercado.

Este Código não se restringe a um cunho sancionatório para os seus infractores. No entanto, um membro desta Associação que não cumpra com regularidade o que prometeu oferecer aos seus clientes, que não procure satisfazer as necessidades dos seus cliente sem que não crie mecanismos e ambiente adequados para responder em tempo útil as reclamações dos seus clientes, pode ter a certeza que o mercado encarregar-se-á de o excluir.

A ética empresarial é hoje um dos factores chaves para a prosperidade das organizações. A qualidade de serviço prestado e ou do produto vendido, o estabelecimento de relações de confiança e transparência com os clientes são os pilares para a geração de lucros duradouros e, pensamos que este Código incorpora a base para consolidação da confiança que os Clientes têm ou podem ter para com os Bancos que integram esta Associação e que adoptam este Código de Conduta.

Não é um documento acabado, pelo que o seu melhoramento irá certamente resultar das contribuições que os Membros farão, ao mesmo tempo que as transformações permanentes no sistema bancário serão fonte de novos conceitos e novas práticas que inevitavelmente serão reflectidas neste Código. A satisfação plena dos clientes, a sua fidelização, servi-los com os mais elevados padrões de qualidade constituem os propósitos fundamentais deste Código.

Em suma, com adopção do presente Código, se deseja alcançar elevados padrões de honestidade, zelo, integridade e competência, no relacionamento entre as Instituições de Crédito, filiadas na Associação Moçambicana de Bancos, e os seus clientes, de forma a afastar condutas prejudiciais e atentatórios aos princípios já enunciados.

Clique aqui para aceder o Código de Conduta

Contacto

Rua da Imprensa 265
Prédio 33 Andares
4º Andar, Porta 415
Maputo - Moçambique
Tel: (+258) 21 310818
Email: ambancos@teledata.mz